segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Clube de Leitura


Na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, uma das ações do Plano Anual de Atividades/ Plano de Melhoria que se debruça sobre a literacia da leitura é a dinamização do Clube de Leitura. O clube funciona em regime semanal e são desenvolvidas diversas atividades relacionadas com diversas obras, sobretudo obras indicadas pelas Metas Curriculares de Português e do Plano Nacional de Leitura. As atividades assentam na leitura, interpretação, apresentação, representação, ilustração de obras, elaboração de cartazes, debate de ideias e elaboração de juízos. O objectivo das diversas actividades é, fundamentalmente, estimular o gosto pela leitura, desenvolver competências de comunicação, desenvolver o espirito crítico, estimular a sensibilização, a criatividade, a imaginação e preparar os alunos para a realização das provas de Português de final de ciclos.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Palestras no âmbito do Clube do Ambiente e Proteção Civil


Realizou-se no dia 2 de fevereiro, pelas dezassete horas, na biblioteca escolar, uma palestra subordinada ao tema da segurança na Internet. Este evento destinou-se aos alunos do 3.º ciclo e do secundário e foi dinamizado pela PSP. Dois dias passados, no dia 4 de fevereiro, pelas onze horas, a PSP esteve novamente presente na biblioteca escolar para contar uma história, “O Conto do Falcão”, aos alunos do 1.º ciclo. No dia 5 de fevereiro a GNR administrou uma palestra aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos sobre segurança na internet.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

História das famílias do Corvo

Realizou-se no dia vinte e dois de janeiro, pelas dezasseis horas e quinze minutos, na biblioteca da escola uma palestra facultada pela investigadora Norberta Amorim sobre a História das famílias do Corvo. A investigadora explicou que pretende realizar um trabalho onde será criado um Repositório Genealógico do Corvo, disponibilizá-lo na internet, e na sequência, revelar a dinâmica demográfica e social da comunidade corvina entre os séculos XVII e XXI. A investigadora Norberta Amorim solicitou aos alunos e professores que recolhessem memórias antigas pelos familiares e fotografias participando desta forma na investigação.





Olimpíadas da Geologia

No dia 28 de janeiro a turma A do 11.º ano realizou a prova das Olimpíadas da Geologia- fase escolar.

Parlamento Jovens

No dia dezoito de janeiro, na biblioteca da escola, realizou-se uma sessão de esclarecimento, facultada pelo deputado Iasalde Nunes, sobres os temas: “racismo: descriminação e preconceito” e “litoral interior/assimetrias”. A sessão foi dirigida a todos os alunos da escola e teve como objetivo elucidá-los sobre estes temas que serão ser debatidos no Parlamento Jovens do Ensino Básico e Secundário.



Sessão de Cinema “A Rapariga que roubava livros”

Realizou-se no dia dezasseis de dezembro, na biblioteca da escola, uma sessão de cinema onde foi projetado o filme “A Rapariga que roubava livros”.