quarta-feira, 4 de maio de 2016

Mia Couto


No próximo dia 6 de maio, das 10h00 às 11h00, o escritor Mia Couto estará na ilha Terceira, tendo-se disponibilizado a participar num encontro onde vai responder a questões colocadas pelos alunos do 3º ciclo e ensino secundário das escolas dos Açores. O evento será transmitido online  a partir do Auditório António Dacosta, da EBS Tomás de Borba.

Comemoração do 25 de Abril!


Os alunos do Clube de Leitura e da disciplina de História e Geografia de Portugal do 6.º ano realizaram vários trabalhos referentes ao 25 de abril. Na disciplina de História e Geografia de Portugal realizaram pesquisas no sentido de descobrir a importância deste dia e no Clube de Leitura os alunos inspiraram-se em letras de músicas alusivas ao 25 de abril e criaram pequenas poesias sobre o significado que tem para os alunos a liberdade.


quinta-feira, 14 de abril de 2016

Encontros filosóficos 2016, Migrações e o Direito à Felicidade


A nossa Escola participou através de videoconferência nos encontros filosóficos 2016, Migrações e o Direito à Felicidade. As palestras foram organizadas pela Escola Secundária Manuel de Arriaga e envolveu as ilhas do Faial, Pico e S. Jorge.

A EBSMS participou em duas sessões uma no dia 13 de abril intitulada de: “ O problema dos Refugiados. Imigração, Solidariedade e Combate à Pobreza” e os palestrantes foram António Vaz Pinto (Editor da Revista “Brotéria”) e Eugénio Fonseca (Presidente da CARITAS). E outra no dia 14 de abril intitulada de: “Imigração, terrorismo e desumanidade” em que os palestrantes foram José Miguel de Carvalho Cerqueira (Centro Estudos Internacionais-Universidade de Lisboa) e João Fatia (Serviço de Emigração e Fronteira.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

«Ler é cool»

.
No Clube de Leitura da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira aderiram quatro alunos ao concurso «Ler é cool» promovido pela Porto Editora. Os alunos têm revelado grande motivação e interesse. 
 
 
 
Vantagens de ler em formato digital?
1.       Não ocupam espaço físico. Logo não necessitam de um grande espaço para arrumar as centenas, ou milhares de livros, que possui.
2.       Podem ser transportados facilmente. Basicamente toda a biblioteca pode andar atrás com uma pessoa no bolso ou mala.
3.       Não se degradam com o tempo. Um livro em formato digital é informação pura. Esta não se vai deteriorando com o manuseamento ou com o tempo.
4.       Possibilidade de alterar tipos de letra, tamanho e espaçamento. Não se tem de cingir às escolhas do editor caso não sejam ao gosto do leitor.
5.       Grande facilidade em tomar notas, e sublinhados, que depois são automaticamente agrupados.
6.       Nenhuma árvore será abatida para a sua produção. Nem tinta será gasta na impressão do livro.
 
 
 
 
 

Olimpíadas da História


Realizou-se no dia 18 de março na biblioteca da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira as Olimpíadas da História. A equipa vencedora foi a constituída pelos alunos Victor Rocha e Igor Ferreira.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Clube de Leitura


Na Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, uma das ações do Plano Anual de Atividades/ Plano de Melhoria que se debruça sobre a literacia da leitura é a dinamização do Clube de Leitura. O clube funciona em regime semanal e são desenvolvidas diversas atividades relacionadas com diversas obras, sobretudo obras indicadas pelas Metas Curriculares de Português e do Plano Nacional de Leitura. As atividades assentam na leitura, interpretação, apresentação, representação, ilustração de obras, elaboração de cartazes, debate de ideias e elaboração de juízos. O objectivo das diversas actividades é, fundamentalmente, estimular o gosto pela leitura, desenvolver competências de comunicação, desenvolver o espirito crítico, estimular a sensibilização, a criatividade, a imaginação e preparar os alunos para a realização das provas de Português de final de ciclos.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Palestras no âmbito do Clube do Ambiente e Proteção Civil


Realizou-se no dia 2 de fevereiro, pelas dezassete horas, na biblioteca escolar, uma palestra subordinada ao tema da segurança na Internet. Este evento destinou-se aos alunos do 3.º ciclo e do secundário e foi dinamizado pela PSP. Dois dias passados, no dia 4 de fevereiro, pelas onze horas, a PSP esteve novamente presente na biblioteca escolar para contar uma história, “O Conto do Falcão”, aos alunos do 1.º ciclo. No dia 5 de fevereiro a GNR administrou uma palestra aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos sobre segurança na internet.