terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

UNGALI


No âmbito do projeto Ler Mais no Primeiro Ciclo, realizou-se, no dia 27 de janeiro, no nosso centro de recursos, uma sessão. As docentes do primeiro ciclo, Marlene Rodrigues, Gorete Teixeira e Joana Brízido, levaram os seus alunos até à biblioteca, onde foi projetado o conto UNGALI, contado pela escritora Elsa Serra. Posteriormente, as docentes solicitaram aos alunos que fizessem o reconto com base nas imagens que possuíam e, em simultâneo, que relacionassem o conto com conteúdos abordados nas aulas. Por fim, foi-lhes perguntado que lição ou ensinamento poderiam extrair do conto. Os alunos acabaram por concluir que a união faz a força.



quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

"Expresso do Ocidente"


No clube de leitura foi possível retomar o jornal da escola “Expresso do Ocidente”. Os alunos distribuíram o jornal pela comunidade onde constavam as várias atividades desenvolvidas na escola durante o primeiro período.

Quiz4you Mar


Realizou-se no dia 16 de janeiro pelas 14h e 30m um Quiz4you Mar na biblioteca da escola. As biólogas da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) Tânia Pipa e Bárbara Ambros deslocaram-se à nossa biblioteca e proporcionaram grandes momentos de aprendizagem, entusiamo e diversão aos alunos do 1.º Ciclo. Foram abordados várias temáticas no quiz: identificação de espécies; conservação dos oceanos; morfologia dos animais marinhos e tipo de alimentação.






Painho-de-Monteiro: uma ave endémica das Reservas da Biosfera?



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Plataforma REDA


Realizou-se no dia 25 de novembro pelas 15h e 30m uma sessão Skype na biblioteca da escola a apresentação da plataforma REDA (Recursos Educativos Digitais Abertos). A generalidade dos docentes desta escola manifestou grande interesse e entusiasmo em explorar e adicionar recursos.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Numa aula …


No dia dezoito de novembro na aula de cidadania, dinamizada na biblioteca, os alunos da turma A do nono ano realizaram trabalhos diversos. Os alunos recorrendo aos recursos existentes na biblioteca realizaram a pares trabalhos a serem apresentados à turma. Também houve tempo para fazerem alguns exercícios de outras disciplinas e prestarem apoio uns aos outros.