quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Refugiados


Realizou-se na nossa biblioteca no dia 1 de fevereiro uma palestra sobre o salvamento dos refugiados no mediterrânio. A palestra foi facultada pelo Capitão-Tenente João Paulo Galocha onde explicou todos os procedimentos relacionados com o salvamento dos refugiados e o seu encaminhamento. Os alunos puderam visualizar um filme onde podiam observar em que condições estes refugiados viajavam.

Alunos da escola Mouzinho da Silveira no Corvo estiveram a bordo do navio Viana do Castelo




No passado dia 31 de janeiro, o navio patrulha oceânico “Viana do Castelo”, em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Ilha do Corvo e a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, recebeu a bordo a visita dos seus alunos, professores e auxiliares operacionais.
Esta visita teve o objetivo de dar a conhecer a atividade e a importância da Marinha Portuguesa no contexto internacional, nacional e na Região Autónoma dos Açores, bem como percorrer o navio no seu interior, com uma breve explicação sobre o funcionamento dos equipamentos e a organização de bordo. De realçar que durante a visita foi possível criar momentos de interação entre os alunos e os militares da guarnição, proporcionando o assim a partilha de experiências enriquecedoras.
Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade sobre as missões que o navio cumpre no mar dos Açores, bem como sobre as suas características e a vida a bordo de uma unidade naval da Marinha.
Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer as oportunidades de ingresso na Marinha Portuguesa observando no interior do navio as atividades de bordo que se encontravam a decorrer num dia em que o navio permaneceu fundeado junto à Ilha do Corvo.
O NRP Viana do Castelo está presentemente assegurar o dispositivo de busca e salvamento Marítimo na Região Autónoma dos Açores, tendo também como objetivo a vigilância, patrulha e fiscalização dos espaços marítimos do arquipélago. Simultaneamente efetua a presença junto das comunidades locais e está preparado para apoiar os órgãos regionais de proteção civil em caso de calamidade ou catástrofe natural, assegurando também o apoio permanente à Autoridade Marítima Local.

http://jornalacores9.pt/alunos-da-escola-mouzinho-da-silveira-no-corvo-estiveram-a-bordo-do-navio-viana-do-castelo/

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Orientação na realização dos trabalhos


Alunos do secundário das turmas 10.º B e 12.ºB realizam trabalhos de pesquisa solicitados pelas docentes das disciplinas de História e Geografia.

Ação de sensibilização sobre saúde oral


Realizou-se na nossa biblioteca no dia 21 de novembro uma ação de sensibilização sobre saúde oral, proferida pelo Dr. Ricardo Viveiros, destinada a todos os alunos da nossa escola.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Crianças Ajudam outras Crianças


O Dia Nacional do Pijama é um grande dia educativo e solidário feito pelas crianças de creche, jardim de infância e 1.º Ciclo (continente e ilhas), com o objectivo de sensibilizar o país para o «direito de uma criança crescer numa família».

No dia 20 de novembro de cada ano realiza-se o Dia Nacional do Pijama, data em que se celebra também o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

Porque é que os animais não conduzem – Escola Planeta Azul


No dia 7 de novembro a coordenadora da biblioteca foi à escola jardim de infância Planeta – Azul e apresentou a história “Porque é que os animais não conduzem”. Foi com grande alegria e euforia que os alunos escutaram e recontaram a história. Por fim os alunos pintaram os animais alusivos à história.

Comemoração do dia da Alimentação


Realizou-se no dia 16 de outubro, na nossa escola, a comemoração do dia da alimentação. Os alunos do primeiro ciclo apoiados pelos docentes titulares de turma, docentes de educação visual, música, inglês e educação física realizaram uma pesquisa sobre a roda dos alimentos, construíram uma roda dos alimentos e elaboraram um power point. Os encarregados de educação foram convidados a estar presentes e visualizarem a apresentação dos trabalhos os e foi-lhes oferecido uma panqueca natural de maçã e banana confecionada pelos alunos.

O departamento de Matemática e Ciências Físicas e Naturais também comemorou este dia elaborando cartazes e convidaram a família dos alunos e alunos. Todos participaram confecionando e trazendo para a escola uma vasta variedade de sopas. Assim, todos foram sensibilizados para as vantagens de uma alimentação saudável:

·         previne o envelhecimento e favorece a circulação;

·         retarda várias doenças, entre elas o câncer;

·         melhora o humor, combate a depressão e os efeitos do estresse;

·         aumenta a imunidade e reduz infeções e aumenta a energia e reduz o cansaço.