segunda-feira, 26 de março de 2018

Feliz Páscoa!


A Biblioteca da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira deseja a todos uma Feliz Páscoa!


Partilha de saberes


No âmbito das medidas delineadas no plano integrado de promoção do sucesso escolar, dinamizaram-se as atividades “Ler em Família”, “A cantar também se aprende” e “Aprender com a biblioteca escolar - Aprender com os nossos avós”.

No dia vinte e três de março, encontraram-se, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, os alunos do primeiro ciclo, os seus avós, os docentes do primeiro ciclo e a coordenadora da biblioteca.

Os alunos convidaram os avós para o evento que se iniciou com a leitura, feita por uma das avós, do poema “Cavalinho, Cavalinho”, do livro “As cançõezinhas da Tila” da autora Matilde Rosa Araújo. Logo de seguida, outra avó mostrou os seus brinquedos, alguns com mais de sessenta anos, e partilhou com todos a forma como os construíam e também do pouco tempo que havia para brincar, porque tinham de ajudar os pais nos afazeres do dia a dia. Seguidamente, houve partilha de brincadeiras onde foi possível aos alunos comparar as suas com as dos seus avós.

Depois veio a parte musical e os avós tocaram e cantaram músicas dos seus tempos de criança: “O mar enrola na areia”, “Rosa arredonda a saia” e “Saudade – Corvo”. Por sua vez, os netos também surpreenderam os avós cantando e dançando algumas músicas como “Você partiu o meu coração”, “Loucos”, “Despacito” e “Deu onda”.

Para terminar nada melhor que um lanche partilhado, envolvido em muitos risos e alegria.

Sem dúvida, uma experiência que ficará na memória dos netos!













quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Ler Mais no 1.ºCiclo


UNGALI

No dia 9 de fevereiro a coordenadora da biblioteca e a docente Susana Silva dinamizaram a história do UNGALI de Elsa Serra que faz parte do projeto Ler Mais no 1.º Ciclo. Os alunos visualizaram a história através do https://www.youtube.com/watch?v=FeZfZxWoMvA e posteriormente recontaram a história e realizaram atividades.


Ler Mais No 1.º Ciclo


Porque é que os animais não conduzem – 2.ª sessão

No dia 8 de fevereiro a coordenadora da biblioteca e o docente de expressão musical dinamizaram a segunda sessão da história “porque é que os animais não conduzem” do projeto Ler Mais no 1.º Ciclo. Os alunos puderam solidificar as competências relacionadas com as regras de segurança rodoviária de uma forma divertida. Os alunos do primeiro ciclo realizaram ainda atividades relacionadas com a temática, nomeadamente, sopa de letras e palavras cruzadas.


Refugiados


Realizou-se na nossa biblioteca no dia 1 de fevereiro uma palestra sobre o salvamento dos refugiados no mediterrânio. A palestra foi facultada pelo Capitão-Tenente João Paulo Galocha onde explicou todos os procedimentos relacionados com o salvamento dos refugiados e o seu encaminhamento. Os alunos puderam visualizar um filme onde podiam observar em que condições estes refugiados viajavam.

Alunos da escola Mouzinho da Silveira no Corvo estiveram a bordo do navio Viana do Castelo




No passado dia 31 de janeiro, o navio patrulha oceânico “Viana do Castelo”, em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Ilha do Corvo e a Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, recebeu a bordo a visita dos seus alunos, professores e auxiliares operacionais.
Esta visita teve o objetivo de dar a conhecer a atividade e a importância da Marinha Portuguesa no contexto internacional, nacional e na Região Autónoma dos Açores, bem como percorrer o navio no seu interior, com uma breve explicação sobre o funcionamento dos equipamentos e a organização de bordo. De realçar que durante a visita foi possível criar momentos de interação entre os alunos e os militares da guarnição, proporcionando o assim a partilha de experiências enriquecedoras.
Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade sobre as missões que o navio cumpre no mar dos Açores, bem como sobre as suas características e a vida a bordo de uma unidade naval da Marinha.
Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer as oportunidades de ingresso na Marinha Portuguesa observando no interior do navio as atividades de bordo que se encontravam a decorrer num dia em que o navio permaneceu fundeado junto à Ilha do Corvo.
O NRP Viana do Castelo está presentemente assegurar o dispositivo de busca e salvamento Marítimo na Região Autónoma dos Açores, tendo também como objetivo a vigilância, patrulha e fiscalização dos espaços marítimos do arquipélago. Simultaneamente efetua a presença junto das comunidades locais e está preparado para apoiar os órgãos regionais de proteção civil em caso de calamidade ou catástrofe natural, assegurando também o apoio permanente à Autoridade Marítima Local.

http://jornalacores9.pt/alunos-da-escola-mouzinho-da-silveira-no-corvo-estiveram-a-bordo-do-navio-viana-do-castelo/

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Orientação na realização dos trabalhos


Alunos do secundário das turmas 10.º B e 12.ºB realizam trabalhos de pesquisa solicitados pelas docentes das disciplinas de História e Geografia.