terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Prepara-te!! É já amanhã!!



        Esta semana no âmbito do clube de leitura, e tendo em conta a época festiva que se aproxima iremos explorar um conto de Natal de Hans Christian Andresen, intitulado o Pinheirinho de Natal. Iremos também construir pequenas árvores de Natal que embelezarão a nossa escola.



Quem foi HANS CHRISTIaN ANDERSEN ?
          Hans Christian Andersen nasceu na Dinamarca, na cidade de Odense, em 1805 no seio de uma família muito pobre. O seu pai era sapateiro, e a sua mãe era lavadeira.
Em 1816, o seu Pai morreu e ele, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola.
Através da sua infância pobre, Andersen teve a possibilidade de conhecer os contrastes da sua sociedade, o que influenciou bastante as histórias infantis e adultas que viria a escrever posteriormente.
Aos catorze anos, em 1819, Andersen saiu de casa e foi para Copenhaga, capital da Dinamarca, com o objetivo de se tornar um cantor de ópera. Apesar da sua voz lhe ter falhado, foi admitido no Teatro Real pelo seu diretor, Jonas Collin, de quem se tinha aproximado e que seria seu amigo para o resto da vida. Andersen trabalhou no teatro como ator e bailarino, para além de escrever algumas peças.
Em 1829 obteve considerável sucesso com o livro Um passeio desde o canal de Holmen até à ponta leste da ilha de Amager. Alcançou o reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance O Improvisador, na sequência de viagens que o tinham levado a Roma, depois de passar por vários países da Europa.
Contudo, apesar de ter escrito diversos romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos de fadas que tornaram Hans Christian Andersen famoso, e em especial pelo facto de até então, serem muito raros livros dedicados especificamente às crianças.
Entre os contos de Andersen, destacam-se: O Abeto, O Patinho Feio, A Caixinha de Surpresas, Os Sapatinhos Vermelhos, O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e A Pequena Vendedora de Fósforos, entre outros
Entre 1835 e 1842, Andersen lançou seis volumes de Contos, livros com histórias para crianças e adultos traduzidos para diversos idiomas, tendo continuado a escrever os seus contos infantis até 1872.
Faleceu em Copenhaga, em 1875, onde foi sepultado.
Graças à sua contribuição para a literatura infantil, na data do seu nascimento, 2 de Abril, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Para além disso, o mais importante prémio internacional do género, o Prémio Hans Christian Andersen, tem precisamente o seu nome.
Anualmente, a International Board on Books for Young People (IBBY) oferece a Medalha Hans Christian Andersen para os maiores nomes da literatura infantil, que se evidenciaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-vindo à nossa Biblioteca. A sua opinião é importante para nós.