Calendário e eventos



 Plano de AÇÃO da Biblioteca Escolar

O plano de ação da BE/CRE visa apoiar as atividades letivas, extracurriculares e de enriquecimento curricular, bem como investir no desenvolvimento de competências de multiliteracia dos alunos, com vista a uma inserção bem sucedida na vida ativa.
De facto, no contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento, cabe à Biblioteca Escolar, enquanto espaço propício à criação de saberes, auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, que se pretende enriquecedor e adaptado aos desafios da vida quotidiana, assim como contribuir para o seu sucesso educativo. 



Inserção do fundo documental no programa Biblionet
 
Tratamento/classificação do fundo documental segundo as normas gerais de catalogação e Indexação - segundo a Classificação Universal Decimal (CDU). 



Divulgação de informação
• Divulgação, através da plataforma moodle, das atividades a dinamizar na B.E./C.R.E.;
Divulgação de listagens de recursos de informação (documentos impressos, recursos digitais e online) adequados a temas diversos, a nível curricular ou associados a determinado projeto;
• Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.




“Cantinho da Leitura”
        Dinamização de um espaço para destaque de alguns livros (Top + da leitura) e de divulgação de informação vária: temas da atualidade e de índole cultural; novidades/ trabalhos dos alunos; bem como exibição da biobibliografia de autores de renome, portugueses e estrangeiros (“O/ A escritor(a) do mês”). 



“Cinébiblio”

 Apresentação de filmes aos alunos dos diferentes níveis de ensino. 




Promoção de palestras de natureza diversa e de sessões de formação internas

(nomeadamente no âmbito do Programa Saúde Escolar, Saúde Infantojuvenil; assim como sessões de esclarecimento diversas para alunos e docentes).




“Livros com pés”

Atividade sugerida pelo Plano Regional de Leitura que visa, essencialmente, criar oportunidades de leitura a toda a comunidade educativa, não apenas dentro do espaço “escola”, mas também fora dela. 




“ Biblio aula”
Disponibilizar uma coleção diversificada e adequada aos alunos, bem como exemplares suficientes de obras literárias constantes nos currículos de cada nível de ensino.  



“Passaporte da leitura”
Elaboração de um passaporte com a informação do leitor onde se carimbam os livros lidos pelos alunos.  



“Nós e os livros”
Seleção, leitura  e apresentação de um livro. 



“Espaço notícias”
Disponibilizar, em diferentes espaços da escola, o acesso a jornais e revistas.


“Ler Açores”
Colaborar na rede social do facebook, promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da publicação de trabalhos desenvolvidos na escola, partilha e troca de experiências. 


“Workshop de iniciação ao alemão”

Atividade desenvolvida no âmbito do projeto “Escolas de Acolhimento Comenius”

“Sala de estudo”
Auxiliar os alunos na execução de várias tarefas: pesquisa, tratamento e produção de informação, leitura, concretização de trabalhos e projetos,  apoio ao estudo, entre outras. 


“Biblio mascote”

Criação de uma mascote da BE/CRE.

“Concurso Biblio Logo”

Criação e votação de um logótipo da BE/CRE.


"Já sei ler"
Atividade proposta pelo PRL. Utilização de estratégias que favoreçam o empréstimo dos livros existentes na sala de aula, ou da biblioteca escolar, e a troca de livros entre os alunos para que possam ler em casa com os pais/família.

Consultar os materiais de apoio a esta atividade no Portal da Educação: