Plano de AÇÃO da Biblioteca Escolar
O
plano de ação da BE/CRE visa apoiar as atividades letivas, extracurriculares e
de enriquecimento curricular, bem como investir no desenvolvimento de
competências de multiliteracia dos alunos, com vista a uma inserção bem
sucedida na vida ativa.
De
facto, no contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento, cabe à
Biblioteca Escolar, enquanto espaço propício à criação de saberes, auxiliar
o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, que se pretende
enriquecedor e adaptado aos desafios da vida quotidiana, assim como contribuir para o seu sucesso educativo.
Inserção do fundo documental no programa Biblionet
Tratamento/classificação do fundo documental
segundo as normas gerais de catalogação e Indexação - segundo a Classificação
Universal Decimal (CDU).
Apresentação de filmes aos alunos dos
diferentes níveis de ensino.
(nomeadamente no âmbito do Programa Saúde
Escolar, Saúde Infantojuvenil; assim como sessões de esclarecimento diversas
para alunos e docentes).
Atividade sugerida pelo Plano Regional de Leitura que visa,
essencialmente, criar oportunidades de leitura a toda a comunidade educativa,
não apenas dentro do espaço “escola”, mas também fora dela.
Atividade desenvolvida no âmbito do projeto
“Escolas de Acolhimento Comenius”
Criação de uma
mascote da BE/CRE.
Criação e votação de um logótipo da BE/CRE.
Divulgação de informação
• Divulgação,
através da plataforma moodle, das atividades a dinamizar na B.E./C.R.E.;
• Divulgação de listagens de recursos de
informação (documentos impressos, recursos digitais e online) adequados
a temas diversos, a nível curricular ou associados a determinado projeto;
• Exposição de trabalhos realizados pelos
alunos.
“Cantinho da Leitura”
Dinamização de um espaço para destaque de alguns livros (Top + da
leitura) e de divulgação de informação vária: temas da atualidade e de índole
cultural; novidades/ trabalhos dos alunos; bem como exibição da biobibliografia
de autores de renome, portugueses e estrangeiros (“O/ A escritor(a) do mês”).
“Cinébiblio”
Promoção
de palestras de natureza diversa e de sessões de formação internas
“Livros com pés”
“ Biblio aula”
Disponibilizar uma coleção diversificada e adequada aos alunos, bem como
exemplares suficientes de obras literárias constantes nos currículos de cada nível de ensino.
“Passaporte da
leitura”
Elaboração de um passaporte com a informação
do leitor onde se carimbam os livros lidos pelos alunos.
“Nós e os livros”
Seleção, leitura e apresentação
de um livro.
“Espaço
notícias”
Disponibilizar, em diferentes
espaços da escola, o acesso a jornais e revistas.
“Ler Açores”
Colaborar na rede social do facebook, promovida pelo Governo
Regional dos Açores, através da
publicação de trabalhos desenvolvidos na escola, partilha e troca de
experiências.
“Workshop de
iniciação ao alemão”
“Sala de
estudo”
Auxiliar os alunos na execução de várias
tarefas: pesquisa, tratamento e produção de informação, leitura, concretização
de trabalhos e projetos, apoio ao
estudo, entre outras.
“Biblio mascote”
“Concurso Biblio
Logo”
"Já sei ler"
Atividade proposta
pelo PRL. Utilização de
estratégias que favoreçam o empréstimo dos livros existentes na sala de aula,
ou da biblioteca escolar, e a troca de livros entre os alunos para que possam
ler em casa com os pais/família.
Consultar os
materiais de apoio a esta atividade no Portal da Educação: