segunda-feira, 26 de março de 2018

Partilha de saberes


No âmbito das medidas delineadas no plano integrado de promoção do sucesso escolar, dinamizaram-se as atividades “Ler em Família”, “A cantar também se aprende” e “Aprender com a biblioteca escolar - Aprender com os nossos avós”.

No dia vinte e três de março, encontraram-se, na biblioteca da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, os alunos do primeiro ciclo, os seus avós, os docentes do primeiro ciclo e a coordenadora da biblioteca.

Os alunos convidaram os avós para o evento que se iniciou com a leitura, feita por uma das avós, do poema “Cavalinho, Cavalinho”, do livro “As cançõezinhas da Tila” da autora Matilde Rosa Araújo. Logo de seguida, outra avó mostrou os seus brinquedos, alguns com mais de sessenta anos, e partilhou com todos a forma como os construíam e também do pouco tempo que havia para brincar, porque tinham de ajudar os pais nos afazeres do dia a dia. Seguidamente, houve partilha de brincadeiras onde foi possível aos alunos comparar as suas com as dos seus avós.

Depois veio a parte musical e os avós tocaram e cantaram músicas dos seus tempos de criança: “O mar enrola na areia”, “Rosa arredonda a saia” e “Saudade – Corvo”. Por sua vez, os netos também surpreenderam os avós cantando e dançando algumas músicas como “Você partiu o meu coração”, “Loucos”, “Despacito” e “Deu onda”.

Para terminar nada melhor que um lanche partilhado, envolvido em muitos risos e alegria.

Sem dúvida, uma experiência que ficará na memória dos netos!













Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-vindo à nossa Biblioteca. A sua opinião é importante para nós.